segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Cristãos Seja diferente em um mundo que todos são iguais!

A paz do Senhor amados do Senhor,
Pórem contra nehum dos filhos de Israel, desde os homens até aos animais, nem ainda um ção rosnará, para que saibais que o SENHOR fez distinção entre os egípcios e os insraelistas.Êxodo 11:7
Israel é um tipo da Igreja, enquanto o Egito é um tipo do mundo. Como os israelitas foram libertos da escravidão da mão de Faraó, e chamados para fora do Egito à Terra Prometida a testemunhar para o Senhor, assim também os cristãos foram libertos de Satanás e chamados para fora deste mundo mal presente para testemunhar do Senhor (Colossenses 1:12-13). Assim, o crente é para ser diferente (II Coríntios 5:17). Gostaria de trazer uma mensagem da palavra de Deus que exorta os cristãos a serem diferentes. Há cinco coisas que os cristãos são chamados a ser -
1. Peculiar - Incomum. Tito 2:11-15
Seja diferente - seja peculiar – se destaque da multidão! Como cristão, há algo diferente em nós. Nós não somos mais os mesmos. Nós não seguimos a norma. Nós rompemos com o molde. Temos ido além do que é aceito e aceitável para este mundo. Nós não vamos ser normais, proporcionais e agradáveis para o mundo. Nós não nos encaixamos no sistema comum do mundo.
2. Sincero – Verdadeiro. I Timóteo 1:5
É o cristianismo não hipócrita - não pretensioso, falso, ou apenas "brincando de igreja." É verdadeiro e tem amor sincero e uma fé não fingida como prova. As pessoas estão procurando o verdadeiro amor, alguém que se pode acreditar. O verdadeiro amor e a fé verdadeira que vem de Deus são realmente diferentes. Piedosa fé e amor faz uma grande diferença no modo como vivemos em um mundo louco e cruel. Nosso cristianismo é uma fé que se preocupa e se estende no amor. Não é uma demonstração vã de hipocrisia, mas o cristianismo verdadeiro, altruísta e honesto (I Pedro 1:22).
3. Inabaláveis – Constantes. I Coríntios 15:58.
Os cristãos têm toda a ajuda vital e apoio que precisam para serem inabaláveis. Eles têm a palavra de Deus e o Espírito Santo como fonte de energia e, portanto, podem ser estáveis como uma rocha. Nós podemos, com paciência e trabalho suportar a prova do tempo, porque Deus nos garante que nosso trabalho para ele não é em vão. Nossa fé cristã é aquela que está viva e é zeloso de boas obras após a conversão. Não é uma religião fácil de preguiçoso. Estamos trabalhando para Cristo, quando estudamos a Bíblia, oramos, ganhamos almas, ofertamos para missões, e somos uma bênção para os irmãos. (I Coríntios 16:15). Devemos ser dedicados e determinados no trabalho.
Ser inabalável significa ser cometido. Ser cometido significa ser fiel e seguir em frente mesmo quando não há desculpas suficientes para fraquejar e desistir! Compromisso significa que você com certeza estará lá faça chuva ou faça sol, a pobreza ou riqueza. Como um bom soldado de Cristo, devemos suportar a dureza e combater o bom combate da fé. Sim, haverá crises, rejeições, angústias, dores, mas com Deus do nosso lado, podemos estar salvos e seguros!
4. Sem mancha – Puro. Tiago 1:27.
O Cristianismo verdadeiro é puro e sem mancha (Efésios 5:27). Você não pode misturar o que é puro, com o que é impuro, sem o puro ser estragado ou manchado. Nossa fé cristã deve ser cristalina e imaculada pelo sistema mundano. Temos sido lavados e purificados pelo sangue de Cristo, mas alguns ainda estão voltando para a lama vil mundana e se lambuzando nela como um porco ( I João 3:2-3).
Ser imaculado é ser diferente. É realmente diferente para resistir a tentação, abster-se do mundano, e odiar tudo o que é mal. Diferente para se separar dos caminhos do mundo, desprezar e rejeitar a sedução do pecado, para escolher o certo em vez do errado, para não misturar o que é santo com o que é profano e mundano.
5. Intransigente – Inflexível. Romanos 6:13,16
Intransigente é não "aceitar padrões que são menores do que o desejável." Quando um rei age como um cidadão comum, quando um cavalheiro age como um bandido, quando um cristão age como um pagão – Isso e compromisso e uma diminuição dos melhores padrões! !
Os cristãos deveriam estar desposados com Cristo (II Coríntios 11:2). Se o afeto de um cristão está dividido entre Deus e o mundo, é como uma mulher casada que tem relações com outro homem (Tiago 4:4). Alguns cristãos acham que um pouco de mundanismo está tudo certo. Mas não está! É semelhante ao fermento que, eventualmente, expandir a massa toda! Pecado é viciante. Como as drogas que nunca satisfaz. Satanás sempre te manterá voltando para mais! Você terá que determinar se você quer viver para as coisas deste mundo, ou para as coisas de Deus. Comprometer-se com os homens sempre há que pagar um preço caro!
Conclusão: "Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece para sempre." (I João 2:17). Sabemos que "... nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus preparou para aqueles que o amam" (I Coríntios 2:9). Caros amigos cristãos, somos chamados por Deus para sermos - Peculiar, Sinceros, Inabaláveis, Imaculados, e inflexíveis.
( Ex musica) Porque no lugar de você pegar o mesmo toque da musica que foi feita para o mundo e na letra colocar o nome de Jesus. por que você mesmo não cria um toque cristão com a letra glorificando o nome do Senhor isso séria melhor, e você estaria sendo diferente no meio de uma geração que ainda não conhece a Deus, mas para isso você precisa ser diferente em tudo. diz na palavra do Senhor que todas as coisas me são licídas mas nem todas me convém... Se edifique com aquilo que foi feito para Deus e não para o que foi feito para o Diabo...  o mundo precisa de pessoas diferentes por que eles ja são arrodiados de pessoas iguais!

Seja diferente, seja luz!

Deus abençõe
Tháylen Batista

domingo, 27 de fevereiro de 2011

A oração de Isaque

                       



A paz do Senhor principes e princesas do Senhor Jesus,

“Todos se rirão comigo, se alegrarão com o meu milagre.” (Gn 21.6-7.)

Isaque cresceu num ambiente de oração e de adoração. O seu nascimento fora um milagre tremendo, que podia ser comprovado por todos os que fossem à tenda de Abraão. Ali estava Sara, com seus noventa anos, amamentando o pequenino que lhe nascera. Como o Senhor Deus de Abraão era bondoso e fiel! Ele havia prometido ao seu servo um filho e cumpria a sua palavra. O nome do menino traduzia toda a felicidade do casal, Isaque quer dizer “riso”. O casamento de Isaque com Rebeca também foi resultado de oração. Eliézer, o mordomo de seu pai, recebera a incumbência de ir a Padã-Harã buscar-lhe uma esposa idônea, pertencente à família de Abraão. Com tal tarefa, Eliézer sabia que não poderia falhar em sua missão, por isso orou ao Deus de Abraão, e seu próprio Deus.
Ele pediu que o Senhor o conduzisse e lhe mostrasse, através de um sinal, qual moça seria a escolhida de Deus para o filho de seu senhor. A moça que tirasse água para ele e também, espontaneamente, se propusesse a dessedentar os camelos da caravana de Eliézer, esta seria a esposa de Isaque. E Rebeca foi aprovada e reconhecida como tal. Um casamento feliz para o filho da promessa. De sua descendência, Deus enviaria ao mundo o salvador da humanidade, o Messias.

Isaque presenciou toda a cena da maior prova de fé de seu pai. O Senhor Deus pediu a Abraão, em holocausto sobre o altar de adoração: a vida de seu filho amado. Isaque percebera que aquela adoração seria diferente de todas as que vira seu pai dedicar a Deus. Ele perguntou pelo cordeiro para o sacrifício, ao subir o monte Moriá, e ouviu a resposta de fé: “Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto.” (Gn 22.8.) Abraão não negara ao Senhor o que tinha de mais precioso sobre a terra: o seu filho único, o herdeiro, o que levaria a semente da promessa para o resgate dos homens todos… Abraão estava pronto para oferecer Isaque sobre o altar. Ali estava amarrado e deitado sobre a lenha do altar de pedras toscas. Quando seu rosto foi virado para o lado e Abraão se preparava para imolar o filho, do céu, lhe bradou a voz do Anjo do Senhor, dizendo: “Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui! Então lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho.” (Gn 22.11-12.) Ali, naquele momento, o Deus de Abraão também seria o Deus de Isaque. Ele conhecera o amor, a bondade, a fidelidade, a justiça, a santidade do Deus de seu pai…

Nas experiências dos pais com Deus, os filhos também se tornam verdadeiros adoradores.

Tudo o que fazemos nesta vida repercute em nossa descendência e devemos sempre nos lembrar que estamos escrevendo capítulos de nossa história que ficarão para a posteridade. Devemos ser modelos de vida, como referenciais, para os nossos filhos e para todos os que virão depois de nós… Isaque prosseguiu buscando a Deus em oração e levantando altares de adoração. Ele agia como adorador. Como servo fiel do Deus único e verdadeiro, o Criador dos céus e da terra. Logo após o seu casamento com Rebeca, sua vida devocional de oração se revelou de maneira intensa. Durante vinte anos, Isaque orou para que sua esposa pudesse gerar filhos. E, aos sessenta anos, ele foi pai dos gêmeos: Esaú e Jacó. Vemos Isaque buscando a Face do Senhor nos momentos de decisão e dificuldade. Por exemplo, quando houve fome em Canaã, ele não foi para o Egito, como seu pai, em épocas passadas, mas recebeu a orientação do Senhor para que ficasse em Canaã, na terra de Abimeleque, em Gerar. Ali semeou, em meio à aridez da seca. Uma atitude totalmente “louca” para um agricultor: semear em tempo de ausência de chuva, em plena sequidão. Mas Isaque estava obedecendo ao Senhor. Ele havia buscado sua direção e decidira obedecer ao que Deus lhe ordenasse fazer (Gn 26.12-14). Isaque aprendera o caminho da fé, com seu pai Abraão. O que Deus lhe dissesse para fazer, ele o faria. Para onde Deus o mandasse ir, ele iria. O Deus de Abraão era também o seu Deus, aleluia! A vida de Isaque nos revela o descanso em Deus. Ele amava ao Senhor e sabia que Ele era poderoso para fazer in finitamente mais além de tudo o que pedimos e pensamos… Quando nos propomos a buscar ao Senhor, devemos estar dispostos a obedecer-lhe a voz, mesmo que tudo nos pareça tão estranho ou mesmo “loucura”… O cristão aprendeu a orar com o Senhor Jesus e a confiar inteiramente Nele, dependendo de sua graça para tudo na vida. Portanto, descanse nele, cumpra a sua vontade e fortaleça-se em sua Palavra. Aprenda a entregar tudo sobre o altar da adoração, e coloque ali, também, a sua própria vida. E experimente como é maravilhoso servir e adorar ao Deus de Abraão e de Isaque, ao Deus que se manifesta com o seu poder e nos ensina a olhar para Ele, permitindo que Ele possa suprir as nossas necessidades e nos levar a conhecê-lo mais perto. Vale a pena orar! Vale a pena adorar ao Deus de Abraão e de Isaque! Vale a pena entrar nesta dimensão de vida abundante em Cristo Jesus! Experimente!

Deus abençõe
Tháylen Batista

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Sob a Tua Palavra lançarei as Redes!




A paz do Senhor irmãos,

"Aconteceu que, ao apertá-lo a multidão para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré; e viu dois barcos junto à praia do lago; mas os pescadores, havendo desembarcado, lavavam as redes. Entrando em um dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia; e, assentando-se, ensinava do barco as multidões. Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar. Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes. Isto fazendo, apanharam grande quantidade de peixes; e rompiam-se-lhes as redes. Então, fizeram sinais aos companheiros do outro barco, para que fossem ajudá-los. E foram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase irem a pique... Disse Jesus a Simão: Não temas; doravante serás pescador de homens" (Lucas 5.1-7 e 10).
A tarefa prioritária da Igreja e de seus membros é ganhar pessoas para Jesus, pregar o Evangelho, envolver-se com a obra missionária. Qualquer outra atividade pode ser interessante ou importante, mas deve sempre ter posição secundária em relação a essa tarefa principal. O mais importante é que a Igreja de Jesus cresça, de modo que o Senhor, como recompensa pelo Seu sofrimento, possa a cada dia acrescentar à Sua Igreja os que forem sendo salvos, para que se complete a plenitude dos gentios (Rm 11.25). Alguém disse certa vez: "Aquilo que é bom é inimigo do que é melhor". Portanto, não devemos gastar nosso tempo com a coisas que nos parecem boas, esquecendo o que realmente é o mais importante, o que é prioritário aos olhos de Deus.
Precisamos sentir um peso no coração!
"Aconteceu que, ao apertá-lo a multidão para ouvir a Palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré; e viu dois barcos junto à beira do lago..." (Lc 5.1-2). Quando o Senhor Jesus viu a multidão que O apertava para ouvir a Palavra de Deus, Ele ficou profundamente comovido. Por isso Ele buscou imediatamente uma maneira de transmitir-lhe a Palavra, olhando em volta à procura de um barco.
Ainda percebemos que sempre há um "aconteceu que"? Ainda notamos as oportunidades? Será que estamos atentos quando algo acontece, quando surge uma situação que pode dar a chance de falar de Jesus? Quantas possibilidades de alcançar as pessoas com o Evangelho de Jesus surgem em um único dia! Por exemplo, ao distribuirmos um folheto, ao fazermos uma visita, durante um encontro na rua, no ônibus, etc. A Bíblia Viva diz: "Ele me faz andar pelo caminho certo para mostrar a todos quão grande Ele é" (Sl 23.3). "Aconteceu que..." Esses são momentos especiais preparados por Deus para falarmos do Seu amor às pessoas. Às vezes nem é necessário muita coisa para transmitir alívio e ânimo ao nosso próximo: "O olhar do amigo alegra o coração; as boas-novas fortalecem até os ossos" (Pv 15.30).
Será que estamos à procura de oportunidades para levar a mensagem libertadora do Evangelho de Jesus Cristo aos que nos cercam? Sentimos a nossa responsabilidade neste sentido? Ainda somos impelidos a clamar de joelhos, com fé, a implorar ao Senhor Todo-Poderoso pelas pessoas em nossas famílias, em nossa vizinhança, a orar pelos nossos colegas de trabalho e de aula, intercedendo para que se convertam?
Quando o Senhor Jesus Se encontrava às margens do lago de Genesaré, as pessoas O escutavam com muita atenção: "...ao apertá-lo a multidão para ouvir a palavra de Deus..." Entretanto, não apenas naquela época, mas também hoje – quando a vinda de Jesus está próxima – o tempo continua sendo de colheita: ainda hoje as pessoas têm fome de ouvir a Palavra do Senhor. De modo nenhum devemos pensar que as pessoas não querem mais saber da Palavra de Deus. Em nossos dias, quando as atenções são absorvidas pelos meios de comunicação e pelos mais diversos tipos de lazer, deveríamos mesmo assim ver nas pessoas ao nosso redor uma multidão que se aperta para ouvir a Palavra de Deus. Pois os homens têm em si a busca pela verdade e pela paz completa. Por isso, todos são impelidos, consciente ou inconscientemente, em direção a Jesus, que é a verdade e quer tornar-se a nossa paz (Jo 14.6; Ef 2.14). Ainda estamos conscientes de que qualquer pessoa em toda a terra necessita de Jesus porque – sem Jesus – está perdida em seus pecados não perdoados?! O fato de que hoje em dia um incontável número de pessoas busca tantas correntes religiosas e filosóficas, é apenas mais uma prova de que elas anseiam ouvir a verdade em algum lugar. E justamente para isso é que Jesus quer usar-nos!
O Senhor procura por pessoas dispostas
Em Lucas 5.1-3 lemos: "...estava ele junto ao lago de Genesaré; e viu dois barcos junto à praia do lago; mas os pescadores, havendo desembarcado, lavavam as redes. Entrando em um dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastassem um pouco da praia; e, assentando-se, ensinava do barco as multidões." Para cumprir a Sua tarefa de salvar os perdidos, o Senhor quer usar pessoas que já foram salvas por Ele. Naquele tempo Ele estava junto ao lago para dar o pão da vida aos ansiosos e famintos. Ele usou homens e também o barco de Pedro para levar a Sua Palavra às pessoas: "Entrando em um dos barcos, que era o de Simão..."
Como o Senhor quer usar-nos? Ele nos usa quando pode dispor daquilo que nos pertence. Jesus entrou "...em um dos barcos, que era o de Simão...", mas então "pediu-lhe que o afastassem um pouco da praia." Ele quer usar toda a nossa vida – com tudo que somos e tudo que temos – em Sua causa, para que pessoas perdidas sejam eternamente salvas.
Mas Ele não obriga ninguém a dar-Lhe qualquer coisa. Ele apela à nossa vontade livre. Onde consegue ser ouvido, onde pessoas atendem aos Seus pedidos, outros passam a ser ricamente abençoados, e os próprios doadores voluntários terão superabundância. Cada um de nós é, individualmente, um desses pequenos barquinhos que o Senhor da seara quer usar.
Olhando para o que realmente importa
Está escrito: "...mas os pescadores, havendo desembarcado, lavavam as redes. Entrando em um dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia; e, assentando-se, ensinava do barco as multidões" (Lc 5.2-3). Esses pescadores estavam ocupados com suas atividades do dia-a-dia, eles estavam realizando uma tarefa necessária, pois "lavavam as redes." Isso faz parte do trabalho de um bom pescador. Apesar disso, o Senhor Jesus tirou-os desse trabalho necessário e fez com que seus olhares se voltassem para um trabalho muito mais importante.
Às vezes Jesus quer arrancar-nos das circunstâncias normais da vida para usar-nos em Sua causa. Freqüentemente ficamos envolvidos pela rotina do cotidiano, preocupamo-nos com a infra-estrutura das nossas vidas e temos à nossa frente uma lista do que precisa ser feito "sem falta". Será que Jesus pode frustrar nossos planos e fazer-nos parar, tirar-nos do trabalho costumeiro e colocar-nos numa atividade que é a mais importante para Ele? Talvez, justamente neste momento, a irmã deveria visitar sua vizinha e deixar para outra oportunidade o trabalho de passar roupa? Pode ser também que em algum momento do dia você tenha a impressão que deve interceder por esta ou aquela pessoa. Então deixe o trabalho, e ore! Será que aceitamos essas interrupções que o Senhor coloca em nossas vidas? Ou fazemos o nosso devocional durante um certo período pela manhã, e depois nenhuma atividade para o Senhor cabe mais em nossa agenda?
Escutar a voz do Senhor e obedecer freqüentemente é mais frutífero do que todo o nosso trabalho. Pedindo a Pedro que "afastasse [o barco] um pouco da praia", Jesus tirou também os outros discípulos do seu trabalho de lavar as redes e eles tiveram que voltar ao barco.
Comunhão pessoal com Jesus
Antes que o Senhor Jesus alcançasse a multidão, Ele "entrou em um dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia." O período que Pedro gastou afastando-se com Jesus da praia foi um tempo em que ele esteve a sós com Jesus. Isso foi extremamente importante para ele.
Também para nós esses momentos têm o maior significado. Estar a sós com Jesus, "um pouco afastados da praia", a hora silenciosa com o Senhor, não é o cumprimento de um dever, mas algo necessário para podermos respirar espiritualmente. Esses são os períodos mais frutíferos para nós, pois eles permitem que alcancemos outras pessoas com a mensagem da salvação e passemos adiante as bênçãos recebidas.
Indo mais longe
Depois que Jesus havia ensinado a multidão que estava às margens do lago, "disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar. Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes. Isto fazendo, apanharam grande quantidade de peixes; e rompiam-se-lhes as redes" (Lc 5.4-6).
A ordem do Senhor a Pedro: "Faze-te ao largo", aparece na Bíblia Viva como: "Agora saiam mais para o fundo". O Senhor está interessado em ampliar as fronteiras, em expandir sempre mais o Evangelho. Precisamos pensar em alcançar cada vez mais pessoas, não devemos deixar de remar, de avançar mais para o fundo no mar das nações. Temos que parar somente onde o Senhor mandar fazê-lo, e ali devemos lançar as redes.
Não deveríamos poupar esforços no sentido de continuar procurando oportunidades para cumprir a tarefa prioritária da Igreja de Jesus. Mas isso também exige confiança total nas promessas da Bíblia.
Confiança inabalável em Jesus
"Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes" (Lc 5.5). Pedro superou todas as objeções humanas, todos os argumentos racionais, e até sua própria experiência, dizendo: "...mas sob a tua palavra lançarei as redes." Existem milhares de argumentos, sentimentos, razões e conselhos humanos que poderiam nos deter, que nos dizem que basta, que nos aconselham a não lançar as redes e a ficarmos acomodados. Podemos pensar: não faz sentido continuar orando por esta ou aquela pessoa, – pois parece que sua vida fica cada vez pior! Mas, apesar de tudo, há um argumento decisivo para avançar e tentar alcançar ainda mais pessoas, e este argumento é a Palavra de Deus – que nos ordena que devemos ir. Jesus prometeu: "Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto... pregai o evangelho a toda criatura... E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século" (Mt 28.18-19; Mc 16.15; Mt 28.20). "Porque a Tua palavra o diz, Senhor, eu oro. Sob a Tua palavra, eu vou, pois não tenho outra coisa em que possa confiar. Pessoas nos decepcionam, mas sob as ordens da Tua palavra eu obedeço e vou!"
Pedro ousou confiar na palavra de Jesus. Ele lançou as redes e não se arrependeu: "Isto fazendo, apanharam grande quantidade de peixes; e rompiam-se-lhes as redes... Disse Jesus a Simão: Não temas; doravante serás pescador de homens" (Lc 5.6 e 10).
Até que amadureça em um coração a firme convicção de não mais olhar para a esquerda ou para a direita, mas de simplesmente agir sob a palavra de Jesus, é preciso ter fé. Deus não apela às nossas emoções, nem à nossa imaginação, Ele apela à nossa vontade. A respeito disso li recentemente:
"Eu gostaria" – "Logo farei" – "Estou fazendo"
Essas três expressões representam três tipos de pessoas. Não é difícil adivinhar para quem valem as promessas divinas e quem será bem-sucedido em sua vida de fé.
"Eu gostaria" – Quem se expressa assim, mostra saber que sua vida não está em ordem, demonstra que tem anseios de viver "outra vida", gostaria de deixar de lado todas as dúvidas e inverdades, mas não consegue tomar uma decisão clara. Tais pessoas não querem realmente. Elas ficam desejando mudar sem conseguir sair de sua situação.
"Logo farei" – Há o reconhecimento de que não se pode continuar do mesmo modo, é preciso deixar a indefinição de lado, toma-se uma decisão – mas ela fica para depois. Não se ousa executá-la, procura-se uma maior certeza. Tais pessoas "consolam" a si mesmas e às outras com promessas, mas não avançam, e finalmente são infelizes por não alcançarem o objetivo.
Ao contrário, quem diz "estou fazendo" não fica só nos desejos e anseios, mas toma uma decisão firme e dá passos concretos.
Foi o que Pedro fez quando Jesus colocou-o diante da decisão. Primeiro ele pronunciou o grande "mas" de sua vida, porém, depois foi: "...mas sob a tua palavra lançarei as redes." Milhões de pessoas já seguiram as ordens de Jesus – quanto antes nós também o fizermos corajosamente, tanto antes Ele poderá receber-nos em Sua comunhão e usar-nos em Seu serviço.
Jesus espera por estas duas pequenas palavras em nossa vida – agora e sempre: "estou fazendo..."
Tornemo-nos pessoas que, "sob a Sua palavra", deixam-se chamar para a amplitude e a profundeza das possibilidades de Deus! Somente quando damos passos firmes "sob a Sua palavra" tornamo-nos verdadeiramente pescadores de homens!

Deus abençõe
Tháylen Batista

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

A Importância de ser cheio do Espirito Santo (Ef. 5:8)

                                    

A paz do Senhor amados irmãos em Cristo Jesus,
Muito se pergunta o que é ser cheio do Espírito Santo, como se faz? para ser cheio do Espírito santo?. Ser cheio do Espírito Santo é  uma pessoa que tem todo o seu ser cheio da Palavra de Deus, e que está na vontade de Deus. Ef. 5: 23; I Cor. 6:20.
ALMA: Vontade, desejo, pensamento dominados pela Palavra de Deus, na vontade de Deus, cumprindo os desejos de Deus.  Col. 3: 1 ao 3.
ESPIRITO: Toda a sua parte de adoração voltada exclusivamente para Deus e para a Sua Palavra. Pois muitos adoram, mas não ao Deus verdadeiro, mas adoram imagens, homens, personagens, carros, placas e outros. João 4: 21 ao 24.
CORPO: Ter todo o seu corpo a serviço de Deus, todo o seu corpo em oferta ao Senhor, pois  outrora o corpo era usado para prostituição, adultério, feitiçaria, idolatria, vícios e outros.I Cor. 6: 15 ao 19;
Rom. 8: 1 ao 10.
Porque para ser cheio do Espírito Santo, temos que estar com espírito corpo e alma em santidade, porque, se parte do nosso corpo não estiver ocupado pela palavra e pela vontade de Deus, pode ser OCUPADO, por outras coisas. Mat12: 43 ao 45.
Pode ser INVADIDO por outro que não seja a Palavra de Deus. I João.
Pode ACUMULAR LIXO_ pecados e pecadinhos. II Pd.2: 20 ao 23.
Pode NASCER, MATO, ERVAS e ESPINHOS e cuidados da vida. Prov. 24: 30 e 31; Mar. 4: 18 e 19.
Santidade, mais jejum, oração e Palavra de Deus, tornam o crente imbatível, cheio de Deus, portanto cheio do Espírito Santo. Gal. 2: 20; João 14: 15 ao 23.
O crente cheio do Espírito Santo, portanto é um crente cheio de Deus, ele só vai falar de Deus e da sua  Palavra.Mal. 2: 6 e 7; Lc. 21: 15 e Lc. 6: 45.
Um crente cheio do Espírito de Deus, por estar constantemente em contato com Deus, ele é cheio de Deus, passa a adquirir as marcas do próprio Senhor Jesus, fica parecido com Ele, passa a ser reconhecido como seu seguidor. Atos 16: 16 ao 18; Mat. 26: 69 ao 73.
O crente cheio do Espírito Santo é outro, não é mais o mesmo. Se for tímido deixa de ser, e fica ousado. Com poucas letras ou muitas letras não importa, o Espírito Santo é que faz a diferença, Ele muda o homem. Is. 10: 6. Pedro antes negara a Jesus, agora veja a diferença: Atos 4: 5 ao 13; Atos 5: 27 ao 29.
Outra marca do crente cheio do Espírito Santo está nos sentimentos de justiça. Porque Deus é justiça e Deus estando nele ele não vai se alegrar com a injustiça, com a injustiça social, violência, e, tragédias; etc, ele sofre por causa do próximo e não se alegra com os escarnecedores. João 16  8; Sal. 1: 1 ao 6; Mat. 5: 6.
Outra marca do crente cheio do Espírito Santo é a misericórdia, desejo de ajudar, deus é misericordioso, e ele estando cheio de Deus, naturalmente ele tem que ser misericordioso. Mat. 5: 7; Jer. 9: 23,24.
Outra marca é o amor, pois Deus é amor. E o crente cheio de Deus é cheio de amor.
O crente cheio do Espírito Santo e cheio de alegria, onde ele passa existe alegria. Por que? Porque o Espírito Santo usa-o e o lugar fica cheio de alegria. Heb 1: 9; Atos 13: 50 ao 52; Atos 16: 19 ao 26.
O crente cheio do Espírito Santo está sempre em movimento; pregando, evangelizando, falando, visitando, ele não para parece o vento. João 1: 8 João 1: 13 ao 17.
O crente cheio do Espírito Santo está sempre com vontade de ir para o céu, tem saudade da Pátria. Pois ele não é daqui. Gal. 3: 1; Fl. 1 23; Fl.3: 20.


Deus abençõe
Tháylen Batista

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Princípios de revelação na Palavra

                                 


A paz do Senhor meus irmãos,

A REVELAÇÃO NO ESPÍRITO

Na vida cristã, o ponto mais importante é o conhecimento espiritual, a revelação. Como já mostramos anteriormente, a maior preocupação de Paulo, em todas as suas epístolas, era  pela  revelação (Ef 1:15-19, Ef 3:14-19).

É interessante vermos que Paulo não orava pelo crescimento das igrejas locais. Em nenhum lugar, Paulo faz votos pelo crescimento numérico de nenhuma igreja. Paulo não ora pelo prédio o­nde os irmãos deveriam se reunir. Paulo tinha uma única oração: por revelação.
Precisamos entender que o Novo Testamento tem um ponto central. E  não digo que não devemos orar por coisas como as que já mencionei, elas têm a sua devida importância, mas não são o ponto central.

O ponto central de todo o Novo Testamento é Cristo. Mas, não apenas Cristo, mas Cristo dentro de nós, em nosso espírito. O que tem valor, realmente, é conhecermos Cristo, por revelação, em nosso espírito. Se possuirmos revelação de Cristo, espontaneamente, todas as áreas de nossa vida serão afetadas e transformadas.
Quando a revelação de Deus vem, então, há crescimento, há discipulado, há maturidade cristã, há missões, há novos líderes, tudo o mais é apenas conseqüência de termos as nossas vidas impactadas pela luz do Espírito Santo. ‘‘...Fazendo menção de vós nas minhas orações, para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes, qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos e qual a suprema grandeza do seu poder...’’ (Ef 1:15-19). Paulo não ora simplesmente para que os efésios tenham revelação, ele também especifica revelação do quê. Em primeiro lugar revelação ao Senhor, em segundo lugar, saber qual a esperança do seu chamamento e a suprema grandeza do seu poder neles. Na medida em que nossos olhos espirituais se abrem e entendemos com todos os santos a medida do seu poder dentro de nós, então há uma explosão de poder e autoridade. Esta geração vai descobrir a autoridade que tem e a suprema grandeza do poder de Deus que opera dentro de nós. Não adianta saber com a mente, temos que ter revelação no espírito.

‘‘Por esta causa me ponho de joelhos...  a fim de poderdes compreender... qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Deus que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus (Ef 3:14-19). Veja bem que Paulo diz que o amor de Deus excede todo entendimento. Por isso ele ora por revelação, pois a mente sozinha não pode entender. O desejo de Paulo era que os crentes fossem tomados de toda a plenitude de Deus. Para que isso acontecesse, eles precisavam apenas ter revelação do amor de Deus. Quando os nossos olhos se abrem e o entendemos claramente o amor de Deus, então somos tomados de toda plenitude de Deus. Muitos de nós pedem poder, mas este poder já está dentro de nós. O Espírito Santo é o ‘‘dínamus’’ de Deus, é o poder de Deus. Esse poder está habitando agora dentro de nós, esperando apenas ser liberado pela fé. Quando a revelação vem, então, há fé para liberar o poder de Deus que está na pessoa do Espírito Santo, que habita em nós. ‘‘E também faço esta oração: que o vosso amor aumente... em pleno conhecimento e toda percepção...’’ (Fp 1:9-11). Essa percepção, da qual Paulo fala, é algo espiritual e não mental. A vida cristã não consiste em acúmulo de conhecimento mental, mas em um avançar em níveis novos de revelação no espírito.
‘‘Por esta razão... não cessamos de orar por vós, e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento... em toda sabedoria e entendimento espiritual... a fim de viverdes de modo digno do evangelho...’’ (Cl 1:9-12). Mais uma vez Paulo está orando para que os crentes transbordem de revelação a fim de terem uma vida santa. Veja bem que Paulo está dizendo aqui que a vida santa é apenas conseqüência de revelação. É um fato que, na medida em que Deus realmente habita em nós, haverá um temor em usarmos o nosso corpo. Se carregarmos uma quantidade de dinheiro no bolso, todos vão perceber um certo cuidado no andar. Se carregamos o Deus de toda a vida dentro de nós, todos devem perceber algo diferente em nossa maneira de andar.

O Espírito Santo habita dentro de nós. O poder de Deus está em nós. A saúde de Deus está em nós. A natureza de Deus está em nós. A bondade, a justiça, o amor de Deus , tudo isso é residente dentro do nosso espírito recriado. Não precisamos de buscar estas coisas, precisamos é de ter revelação de que elas já estão dentro de nós. Nós temos a mente de Cristo, a unção do santo; tudo aquilo que é necessário para uma vida santa e plena já foi colocado dentro de nós pela pessoa do Espírito Santo.

Um grande problema no meio do povo de Deus, neste dias, é pregador que só passa conhecimento mental. Se o que temos é mente, é isso o que iremos passar. Se o que temos é revelação, então, é revelação o que iremos passar. Se o meu coração não é aquecido pelas verdades que estou pregando, eu não posso esperar que o coração de quem me ouve seja tocado. Se eu falo de coisas que mudaram a minha vida, então isso deverá mudar a vida de outros. Se falo de teoria, os outros vão receber como teoria. Mas graças a Deus, porque a Palavra de Deus é a verdade e nela não há uma teoria sequer.

Todos éramos como um enfermo portador de vários tipos de doenças. Depois que o médico fez o diagnóstico, deu-lhe a receita para que você tomasse vários tipos de remédios, cada um para uma doença. O farmacêutico, então, colocou todos os medicamentos dentro de uma única seringa. Esse conjunto de medicamentos foi a dose que resolveu todas as suas enfermidades. A mesma coisa Deus fez em nós; ele injetou em nós uma dose que resolve todas nossas necessidades, essa dose é o Espírito Santo. Precisamos de entender no Espírito que tudo o que necessitamos para uma vida com Deus já nos foi dado por meio do Espírito Santo que em nós habita. Se precisamos de poder, Ele é o poder. Se precisamos de amor, Ele é o amor que foi derramado em nossos corações. Se precisamos de entendimento, todos os tesouros da sabedoria estão ocultos n’Ele. Portanto, todas as coisas já estão completadas em nosso espírito.
PRINCÍPIOS PARA SE OBTER REVELAÇÃO

Existem princípios nos quais devemos estar inseridos se desejamos alcançar revelação da parte do Senhor. Eu não posso forçar a luz de Deus  vir, mas eu posso estar habilitado a percebê-la sempre que ela se manifestar.

A principal questão para se alcançar revelação é tratar com o coração. É no coração que a luz de Deus resplandece (II Co 4:6). Se o nosso coração estiver com problemas, não perceberemos a luz de Deus.

1 - Um Coração Consagrado a Deus

Em Juízes 16:20-21, lemos que Sansão foi derrotado pelos filisteus e estes lhe cegaram os olhos. Por que Sansão foi derrotado? Porque ele era nazireu consagrado ao Senhor, e o sinal da sua consagração era o seu cabelo. Quando o seu cabelo foi cortado, então ,a sua consagração também foi cortada. Todas as vezes que a nossa consagração e obediência a Deus são quebradas, uma nuvem escura vem sobre nós. Tornamo-nos como cegos para as coisas espirituais.

O pecado é algo terrível que produz insensibilidade em nosso coração e nos incapacita a ouvir e receber de Deus. O alvo do diabo, como já dissemos, é impedir que vejamos; ele quer que sejamos cegos sobre Deus e Seu propósito. Quando o pecado entra em nossas vidas, o diabo tem espaço para nos cegar e, assim, somos impedidos de obter revelação de Deus. A revelação do Senhor é para aqueles que obedecem, que têm um coração consagrado, dado, ofertado a Deus.

Existem muitos servos  de Deus que não conseguem entender as coisas do espírito como se fossem homens não convertidos. Por que acontece isso? Porque são servos que erram no coração. Não tem um coração consagrado ao Senhor. Por causa disso, os seus olhos espirituais, os olhos do coração, estão cegados e eles não podem ver as coisas espirituais. Esse não é o único, mas talvez seja o principal motivo da cegueira no meio do povo de Deus.

Por outro lado, aqueles que andam em obediência se tornam cada vez mais sensíveis e aptos para receberem de Deus no seu espírito.
2 - Um Coração Ensinável

Com relação ao ensino, há dois tipos de crentes na casa de Deus. Há aqueles que são portadores de uma doença que eu costumo chamar de complexo de Adão. Eles julgam que não devem aprender nada com ninguém, pois Deus vai ensinar tudo para eles. Na sua presunção, estes irmãos jogam fora séculos de história e de mover de Deus, e esperam que Deus comece tudo outra vez com eles.

Por outro lado, há um segundo tipo, que são os piores: aqueles que julgam que já sabem tudo. Quem já sabe tudo não precisa mesmo aprender com ninguém, e nem mesmo precisa buscar revelação. Eles detêm todo o conhecimento da humanidade.

Tais irmãos não devem esperar algo no Senhor pois Deus os resiste. Tudo isso é soberba e Deus resiste ao soberbo, mas dá graça ao humilde (I Pe 5:5). Em Apocalipse 3:18  o Senhor aconselha a igreja de Laodicéia a comprar colírio para que possa ver. Esse ver é algo no espírito. Colocar colírio nos olhos significa buscar um coração ensinável. Quem não se dispõe a aprender com os outros também não vai aprender diretamente com o Senhor. Sansão ficou cego por causa da falta de consagração; os laodicenses ficaram cegos por causa de um coração soberbo, que julga saber todas as coisas.

Revelação é simplesmente desvendar, é revelar algo que estava oculto. Mas não basta apenas revelar o que está oculto, é preciso que haja luz, caso contrário, não poderei enxergar. Eu posso revelar o que está oculto em uma caixa, mas, se não houver luz, de nada vai adiantar. O desvendar é importante e a luz é imprescindível, mas, se em mim não há olhos para enxergar, então tudo foi em vão.

O ministro deve abrir a palavra e isso acompanhado de muita luz do Senhor, mas se, das pessoas, os olhos estiverem cegos, de nada adiantará. Antes de tudo é preciso que tenhamos olhos para enxergar. Se não, cairemos no mesmo problema dos fariseus: tinham olhos, mas não viam, tinham ouvidos, mas não ouviam.

Eu não devo buscar aprender sozinho aquilo que meu irmão já sabe, pois Deus não vai me ensinar. Mas se eu me disponho a aprender com meu irmão, então a luz de Deus virá através dele. Se em nossa cidade Deus está se movendo em algum lugar, eu devo me dispor a ir até lá para aprender, pois se eu não o fizer e tentar aprender sozinho, Deus poderá me resistir. Deus resiste ao soberbo.

Que o Senhor nos dê colírio para que possamos enxergar e alcançar revelação dentro da sua Palavra.
3 - Um Coração Limpo

Em Mateus 5:8, Jesus disse que os limpos de coração poderiam ver a Deus. Veja bem que esse ver é uma promessa para o futuro, mas também se refere ao tempo presente quando podemos ver, por revelação, a Deus (I Co 2:9-10).

Há muitos que não podem ter revelação pelo simples fato de terem um coração impuro diante de Deus. Não é suficiente ter um coração limpo, precisamos ter um coração puro. Ser limpo significa não ter pecado oculto. Significa a apropriação completa do perdão do sangue de Jesus. Mas quanto a ter um coração puro não é simplesmente uma questão de pecado. Um copo dágua pode ter a água limpa, porém misturada (Ex: água com açúcar), portanto há corações limpos que não são, de modo algum, puros.

Ter um coração puro significa ter um coração sem misturas. Se o nosso coração está cheio de coisas profanas, fica difícil enxergarmos as coisas do espírito. Existem muitas coisas que não são pecaminosas, mas que tornam o nosso coração impuro. Por exemplo, uma pessoa que acaba de abrir uma loja. Apesar do seu coração não estar sujo, ele estará cheio de interesse pelo comércio. Durante todo o dia, ele vai estar voltado para as coisas da loja. Se em nosso coração há um interesse pelo Senhor, mas um interesse igualmente grande por outras coisas, o nosso coração está impuro.

Ter um coração puro é ter um coração para Deus. "Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em que eu me compraza na terra" (Sl 73:25). Davi foi chamado de o homem segundo o coração de Deus por causa do seu prazer inteiramente colocado em Deus. Quando o nosso coração está inteiramente voltado para o Senhor, e podemos dizer que o nosso prazer está n’Ele, então as janelas do céu se abrem e a luz de Deus vem sobre a sua Palavra. Em II Crônicas 16:9, lemos que os olhos do Senhor passam por sobre toda a terra, procurando um homem cujo coração seja completamente para Ele. Ter o coração para Deus é tê-Lo como nosso tesouro, pois o­nde está o meu tesouro ali estará o meu coração. Quando o nosso prazer e o nosso tesouro estão no Senhor, então há revelação espontaneamente.

Não basta dizer que queremos ter revelação e começarmos a ler a Palavra. É preciso também que entremos nos princípios da Palavra. Em primeiro lugar, precisamos ter um coração consagrado a Deus. Em segundo lugar, um coração ensinável e, em terceiro lugar,  precisamos  ter um coração para o Senhor, apaixonado por Ele. Na medida em  que estas condições vão sendo cumpridas, a luz de Deus vem ao nosso espírito.

4 - Um Coração Sem Véu

Em II Coríntios 3:15, lemos: "Mas até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles". Paulo está nos dizendo aqui que há um véu sobre o coração dos judeus que os impede de enxergar a revelação de Jesus. Que véu é esse? O véu do tradicionalismo. Por que há tantos que não se rendem às evidências do batismo no Espírito Santo? A história comprova, o crescimento das igrejas, os sinais o comprovam, a maturidade das vidas o comprova. Por que, então, ainda dizem que tudo é mentira? Só pode ser por causa desse véu que está posto sobre o seu coração. Não é Deus quem coloca o véu, somos nós mesmos. Quando nos enrijecemos em um conceito natural e humano, estamos colocando sobre o nosso coração um véu que nos impede de enxergar novas revelações.

Durante toda a história, esse fato pode ser percebido. Deus sempre usa um homem para trazer uma revelação, mas esse mesmo homem de novo resiste às novas revelações que Deus quer trazer através de outros. Deus não pára, nós é que nos endurecemos em nossa tradição humana. Se desejamos revelação, devemos abrir mão do tradicionalismo humano.

Ser tradicional é estar fechado para qualquer nova que Deus esteja falando. E nesse sentido, existem tradicionais que oram baixo e que oram alto. Há tradicionais que oram em línguas e outros que não oram. Tradicional é aquele que está preso ao passado.

Veja que um coração correto é básico. Se desejamos revelação, é fundamental nos enchermos com a Palavra de Deus.

5 - Encher-se com a Palavra de Deus

Evidentemente, se eu desejo crescer em revelação da Palavra, eu preciso gastar tempo lendo-a, enchendo a minha mente com ela. Alguém poderá me perguntar: “mas a revelação não é no espírito”? Sim, a revelação é no espírito, mas a minha mente deve começar enchendo-se com a  palavra. Há um princípio em I Coríntios 15:46: "Não é primeiro o espiritual, e sim, o natural, depois o espiritual". A nossa mente tem uma função muito importante, se a mente for obscura e problemática, a revelação no espírito vai ficar comprometida. Primeiro, a minha mente deve saber, para depois o meu espírito ter luz. Por que há muitos que não têm revelação? Porque as suas mentes não estão cheias com a Palavra. Na medida em que eu encho a minha mente com a Palavra do Senhor, Ele mesmo vai se encarregar de transformar aquele conhecimento, inicialmente mental, em algo espiritual, que vai me transformar, gerar em mim fé e me encher de vida.
Deus abençõe
Tháylen Batista

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

As marcas de um Adorador



A paz do Senhor mulheres e homens de Deus,
“… Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração; ele fará tudo o que for da minha vontade” – Atos 13:22b.

A Palavra nos diz que Deus está à procura de verdadeiros adoradores, que saibam adorá-lo em espírito e em verdade. Ao descrever o tipo de adoração que Deus espera receber, João faz uso da expressão Aletheia – ver dade -, que é o oposto de fictício, fingido ou falso. Possui o sentido de veracidade, realidade, sinceridade, exati dão, integridade, confiança e propriedade. É assim que Deus anseia ser adorado.

Deus procura pessoas que sinceramente se rendam diante da sua glória, que depositem nele toda a sua confiança, que honrem com integridade o seu nome. Deus procurou e encontrou Davi, um homem segundo o seu coração. Davi trazia consigo as marcas de um verdadeiro adorador, marcas que eu e você deve mos ter, para que a nossa vida também seja segundo o coração de Deus. Vejamos 3 marcas deste adorador:

1- “homem”.

Deus está procurando homens e mulheres de verdade, pessoas que tenham maturidade, seriedade, compromisso, responsabilidade, disposição para aprender, que sejam pessoas de palavra. Deus não está à procura de “crianças” imaturas, que se comportam e reagem à vida de forma irresponsável e infantil. Muitos músicos revelam-se totalmente despreparados para o exercício de seu ministério por se comportarem como crianças em Cristo. Normalmente, tais pessoas colocam obstáculos em tudo que lhes é pro posto e dificultam as relações com as pessoas ao seu redor. Tendem a murmurar sempre, a criticar tudo, nunca se dispõem a servir e criam contendas e divisões den tro da igreja.

Deus está buscando uma Igreja comprometida, madura, sem mácula, nem ruga, santa e irrepreensível. Se quisermos adorar a Deus em verdade precisamos deixar para trás as coisas de menino e alcançar a estatura da varonilidade de Cristo. Precisamos crescer!

Davi era alguém responsável. Certa ocasião, quando o profeta Samuel foi à casa de seu pai, Jessé, para ungir um de seus filhos como o futuro rei de Israel, Davi esta va apascentando as ovelhas de seu pai. Ele estava traba lhando. Eis aqui uma lição prática para todos nós. Precisamos entender que, como homens e mulheres de Deus, somos chamados a andar ao lado das pessoas, a cuidar delas, a conhecer e a tentar suprir as necessida des da nossa igreja e dos nossos líderes espirituais, em vez de sermos egoístas e irresponsáveis, pensando ape nas em nós mesmos e no nosso ministério pessoal. Exis tem muitos que estão preocupados em ter “car gos” na igreja, quando, na verdade, não fomos chama dos para ter “cargos”, mas, como disse Paulo, a levar as

cargas uns dos outros. A nossa maior responsabilidade como cristãos e o nosso maior ministério é levar as cargas das pessoas à nossa volta, é amá-las, animá-las e abençoá-las. Você est aria disposto a apascentar as ovelhas do Pai?

Em inúmeras situações Davi deu provas de sua responsabilidade, como na ocasião em que seu pai o enviou aos seus irmãos, que estavam no campo de batalha, para saber como estavam. Davi levantou-se cedo, ainda de madrugada, deixou as ovelhas com um guar da e partiu como seu pai lhe havia ordenado. Ele não deixou suas ovelhas sozinhas, mas chamou uma pessoa para cuidar delas (I Sm 17:20). Da mesma forma, precisamos ser mais responsáveis com aquilo que o Senhor nos confiou a fazer.

Houve um momento na vida de Davi em que ele preci sou enfrentar a fúria de um leão e a força de um urso para defender as ovelhas de seu pai (I Sm 17:4-35). Por certo, Jessé nunca havia lhe pedido que colocasse em risco sua própria vida em defesa das ovelhas, mas Davi teve essa atitude porque era uma pessoa responsável. Deus procura pessoas assim, que não desistem dos de safios na primeira dificuldade que surge. Existem aque les que enxergam dificuldades em tudo e encontram empecilhos para todas as tarefas que lhes são propostas. O que lhes é pedido nunca pode ser feito porque sempre encontram uma desculpa, como: “Não posso carregar a caixa de som hoje”, “Não posso participar dos ensaios”, “Não posso ajudar a guardar os instrumentos, pois estou com muita pressa” etc. Enfim, tais pessoas têm sempre uma desculpa para não servir e fazer o que precisa ser feito. Deus espera que apre sentemos os nossos frut os, e não as nossas desculpas.

Davi era um homem de verdade. Ele não era um menino irresponsável. Apenas aqueles que são maduros estão dispostos a assumir responsabilidades e a enfren tar desafios. Em geral, as pessoas que desistem facil mente diante das dificuldades nunca conseguem concluir aquilo que iniciam.

Davi enfrentou um gigante. Não só o enfrentou, como também o venceu em nome do Senhor. Golias afrontava as tropas de Israel dizendo: “Mandem-me um homem para lutar sozinho comigo” (I Sm 17:10b). Em outras palavras, o que o gigante filisteu estava perguntando era: “Tem homem aí?”.

Há homens no exército de Deus hoje? Existem pes soas maduras para apascentar as ovelhas do Pai, para cumprir suas tarefas com responsabilidade, com cora gem para lutar com leões, enfrentar ursos e pelejar com gigantes como Golias? Deus achou Davi. Ele quer achar você também.

2- “segundo o meu coração”.

Davi foi achado por Deus como alguém que possuía o coração segundo o seu. Nele foram encontradas as virtudes, as posturas, os sentimentos, os pensamentos e as motivações que agradavam ao Pai. Seu coração possuía o mesmo formato que o coração de Deus, como se tivesse saído da mesma fôrma, pois ele agia, sentia e pensava segundo os critérios divinos.

Ter o formato do coração de Deus é agir como Ele age, sentir como Ele sente e pensar como Ele pensa. Para termos o coração segundo o coração de Deus precisamos conhecê-lo, ter intimidade e relacionamen to com Ele, enfim, precisamos conhecer sua voz.

Paulo, em sua Carta aos Romanos, apela aos irmãos que não se assemelhem ao mundo e seu sistema, mas sejam renovados em sua maneira de pensar. “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm12:2). O apelo do apóstolo era que a igreja não se conformasse com o mundo, ou seja, que não tomasse a sua forma, seguin do seus valores e princípios. Afinal, nós estamos neste mundo, mas não pertencemos a ele. Pertencemos ao Reino de Deus!

Poderíamos dizer que Davi era um homem segundo o coração de Deus por duas razões básicas: ele tinha um coração quebrantado e estava sem pre disposto a aprender; co nhecia ao Senhor, pois tinha intimidade com Ele.

Se você também deseja ser achado como uma pessoa segundo o coração de Deus, busque conhecê-lo mais por meio da oração e da leitura da Palavra. Busque intimidade com Deus. “O Senhor confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança” (Sl 25:14).

3- “fará tudo o que for da minha vontade”.

Assim como havia no coração de Davi a disposição de fazer toda a vontade de Deus e não apenas parte dela, nosso coração deve estar totalmente inclinado à obediência ao Senhor.

Devemos ser obedientes à sua voz, senão estaremos nos rebelando contra o próprio Deus e sua autoridade. E tão sério quanto a feitiçaria é o peca do da rebeldia: “Pois a rebeldia é como o pecado da feitiça ria…” (I Sm 15:23a).

No universo existem apenas a vontade de Deus e a do diabo. Por isso, certa vez, Jesus fez a seguinte afirmação: “Aquele que não está comigo, está contra mim; e aquele que comigo não ajunta, espalha” (Mt 12:30). E em outra ocasião afirmou que não podemos servir a dois se nhores, pois ou servimos e obedecemos a Deus ou ao diabo. Não existe meio-termo. Será que a sua vida está no centro da vontade de Deus? O Senhor encontra ria em você a firme determinação de obe decê-lo?

Para sermos obreiros aprovados precisamos estar no centro da vontade de Deus. Ser usados por Ele não é o suficiente, pois Ele usa quem quer e na hora que quiser. Antes, precisamos ser aprovados por Deus. Muitos têm sido, de certa forma, usados pelo Senhor, mas poucos têm sido aprovados diante dele.

Apesar de muitas vezes julgarmos difícil ver a vonta de de Deus como o melhor para nós, devemos crer que, segundo a sabedoria e o vasto conhecimento que

Ele possui a respeito de todas as coisas, Deus sabe exata mente o que é melhor para a nossa vida.

No ministério da música, bem como em todos os ministérios da Igreja, existem as vantagens e as dificuldades peculiares ao exercício de cada serviço no Corpo. Participar ativamente de um ministério pode trazer muita alegria ao nosso coração, como também muitas dores e preocupações.

Há aqueles que desejam ter apenas o “bônus” do ministério, sem querer pagar o “ônus”, o preço do serviço a Deus. Só se interessam por aquilo que o ministério pode oferecer de bom. São pessoas que normalmente querem apenas os aplausos, a visibilidade, o reconhecimento, mas não querem ser realmente servos.

Se não queremos servir, não podemos ter ministério algum na Igreja, pois ser um ministro significa servir e doar-se ao outro. O próprio Cristo disse que não veio para ser servido, mas para servir: “. como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Mt 20:28).

Todos os cristãos são chamados a servir a Deus. O servo não é dono de si mesmo, nem possui direitos, mas vive para servir a outros.

Embora tenhamos diferentes dons e habilidades, o nosso chamado ao serviço não se restringe apenas ao ministério do qual fazemos parte. Isso significa que o fato de pertencermos a um ministério específico não nos isenta de trabalharmos e servirmos aos irmãos em outras áreas. Os músicos não são chamados apenas para tocar, mas para servir aos irmãos e aos seus líderes.

Quando Deus instituiu a Páscoa, sua orientação foi que nada fosse deixado do cordeiro que representava o Senhor Jesus. Eles deveriam comer o cordeiro todo, as partes boas e as partes mais duras.

Nosso compromisso com Deus não pode ser parcial; à semelhança de Israel, precisamos aprender a “comer o cordeiro todo”, ou seja, a assumir todas as implica ções do Evangelho, ainda que muitas vezes tenhamos de fazer coisas que não queremos.

Você está disposto a seguir a orientação de Deus? Você realmente deseja seguir a Cristo? Haverá mo mentos em que você terá de renunciar à sua própria vontade, para fazer a vontade de Deus. Se para você obedecê-lo é o que realmente importa, tenho certeza de que

Deus encontrará em você um verdadeiro adorador.

Deus abençoe!
Tháylen Batista

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Jovens Cristãos – Escuta, Deus te chama !



A paz do Senhor queridos e amados irmãos,

Passagem Chave: Gênesis 12:1-8.

Seguramente Abraão se encontrava muito acomodado com sua família e suas endas, até o dia em que Deus lhe chamou, e quando Deus chama, nós não podemos nos fazer de desentendidos. Sabe…, Deus nunca chama a alguém para fazê-lo perder tempo. Quando Ele chama sempre é com um propósito.
Primeiro, Deus te chamou para que sejas salvo, para que receba vida eterna e perdão de seus pecados. Para que tenha uma relação pessoal com Jesus, e principalmente , Ele te chama, para que você se comprometa intensamente com sua vida e com seu reino; e em troca de seu compromisso Ele te promete abençoa-lo em todas as áreas de sua vida, Deus te chama, não te faça de desentendido!
Nem tudo foi agradavél para Abraão, porque houve algo em que ele não obedeceu o chamado de Deus. Qual foi essa excessão? (12:4-5)
Abraão continua sua viagem e novamente se Deus se apresenta a Ele e esclarece mais as coisas. Abraão entaõ, levanta um altar(12:7). O altar é um símbolo de comunhão. Levanta-se um altar cada vez que te humilhas diante de Deus, cada vez que o adora, cada vez que renuncias por amor tudo aquilo que afeta negativamente a sua vida, cada vez que o busca em oração. Mas ainda há algo mais,Onde instala sua tenda e o que faz?( 12:8)
Sabia que Betel significa “Casa de Deus” e que Ai significa “Ruína”?
E ele acampou entre os dois lugares! Se suas decisões eram corretas iria para a “Casa de Deus”, mas se seuas decisões fossem erradas, lhe conduziria para a “ruína”.
Deus chamou a Abraão e lhe prometeu abençoa-lo e multiplicá-lo, e em troca, ele teria que deixar sua terra(onde praticavam o culto de adoração a lua), sua parentela e a casa de seu pai (todos eles ficaram em Harã para continuar a prática daquele culto), porque Deus queria começar algo exclusivamente novo com ele e sua esposa.
Pensa um pouco em você mesmo. Pensa em suas amizades, diversões, sentimentos, projetos futuros, pecados, música,hobbies, TV,videogames, conversações,vicíos, sexos…Quais são as coisas que estão te impedindo de seguir o chamado de Deus para a sua vida? E que coisas, “sim ou sim”, que deveria deixar porque podem conduzi-lo para a ruína?
“Deixar” não significa tornar-se “tonto”, “bobo”, ou “careta”, ao contrário quanto mais lugar você der a Deus em sua vida privada ( e pública), mais aprenderá a disfrutar com liberdade de todas as coisas (e pessoas) que sejam curadas e santas.
Pense:
Deus te chamou porque tem propósitos muito forte pra você, mas é necessário que renuncie o tudo que atrapalhe sua relação entre você e Ele. Não são só os amigos ou lugares que frequenta que são esse empecilho, mas e sua maneira de pensar? E as coisas que sente? Especialmente quando você questiona a Deus e não deseja obedecê-lo em tudo.
Seguir o chamado de Deus, é muito mais que fazer algo na igreja, é estar comprometido com sua santidade todos os dias.

Deus abençõe
Tháylen Batista

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Santidade e Unção

     

A paz do Senhor irmãos,

“ Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e jamais falte o óleo sobre a tua cabeça.” Eclesiastes  9:8

Vestes simbolizam  provisão básica para a salvação de Deus pela graça através da fé em Cristo, vestes de salvação… vestes  de justiça. Isaías 61:10; Rm 3:21
Justiça de Deus: Jesus: Nossa veste. Rm 10:4
Linho finíssimo simboliza: Atos de Justiça dos santos; Atos de piedade; obras santas, bondade, frutos do Espírito Santo,. Rm 13:14; Fomos criados para as boas obras. Ef 2:8
As vestes nos cobre a nudez; nossos pecados só podem ser cobertos pelas vestes providenciadas por Deus. Rm 4:7,8
“ Alegremo-nos, exultemos, e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou. Pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecentes e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos.” Ap 19:7,8
“ Um dos anciãos tomou a palavra, dizendo: Estes, que se vestes de vestiduras brancas, quem são e donde vieram? Respondi-lhe: Meu Senhor, tu o sabes. Ele, então, me disse: são estes os que vêm da grande tribulação, lavaram as suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro, razão porque se acham diante do trono do Cordeiro…” Ap 7:13,14
Não há condição de se entrar no reino de Deus com as próprias vestes, sujas. Somente com as  vestes brancas providenciadas por  Deus.
Jesus ilustrou essa realidade com uma parábola de um homem que queria entrar em um casamento sem as vestes nupciais apropriadas. Sendo descoberto, foi lançado fora. Mt 22:11
CONSERVANDO SEMPRE LIMPA AS NOSSAS VESTES BRANCAS
“Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes.”
“Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver.“1PE 1:15
Ser limpo em todo o tempo e em tudo. Conservar a santidade significa dizer muitas vezes não ao pecado e as tentações. Significa renunciar algo que talvez seja bom pra carne, mas não para o espírito.
“Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.   Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.  Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.   Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.   Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.” RM 8:5 – 9
“ Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” Hb 12:14
Deus em Cristo Jesus já realizou a obra de santificação em nossas vidas, agora falta fazermos a nossa parte.
“ Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição; Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra;   Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus.   Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o SENHOR é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos.  Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.” 1TS 4:3 – 7
Sondar, avaliar o coração diariamente deve ser algo natural e diário, como o era dos homens de Deus.
“Examina-me, SENHOR, e prova-me; esquadrinha os meus rins e o meu coração.” SL 26:2 “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.  E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.” SL 139:23,24 “ Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos. Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim. Então serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão.” SL 19:12,13
“Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.” 2CO 13:5
No antigo testamento, para que o Sacerdote pudesse entrar na presença de Deus, tinha que primeiro se purificar e vestir-se de linho finíssimo para ministrar na presença de Deus. Levítico 6: 8-13
Suas vestes tinham que estar ungidas com óleo e com sangue. Símbolo da santidade e unção.
“Tomou Moisés também do azeite da unção, e do sangue que estava sobre o altar, e o espargiu sobre Arão e sobre as suas vestes, e sobre os seus filhos, e sobre as vestes de seus filhos.” LV 8:30
O Sumo Sacerdote Josué quando ministrava ao Senhor com vestes inapropriadas; Satanás estava a sua direita para lhe acusar e mostrar seu pecado. Zacarias 3:3,4
Quando estamos em pecado Satanás está sempre pronto para nos acusar.
A nossa consciência também nos acusará. Rm 2:15
O doce Espírito Santo nos convence, para que nos purifiquemos diante de Deus. João 16:8-13 “… Ainda que os vossos pecados são como a escarlate, eles se tornarão brancos como a neve….” Isaías 1:18
“… Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros. E o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todos os pecados.”  I João 1:7
A NATUREZA DA SANTIFICAÇÃO
Ser santo é ser separado para Deus, ser consagrado; ser separado do uso comum para o uso e propósito sagrado. Lv 20:26
O que envolve a santificação: 1. Pureza de pensamentos e obras;  2. Busca de valores eternos, divinos; 3. Ir contra os valores do mundo.
È exigência de Deus, uma ordem, um imperativo, portanto: “ Sem santidade ninguém verá o Senhor” Hb 12:14; “ Sede santos em todo o vosso procedimento.” I Pd 1:15;
“ Antes, santificai a Cristo como Senhor em vossos corações… I Pd 3:15 “ Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a Justiça, a fé, o amor, e a paz com os que de coração puro, invocam o Senhor.” II Tm 2:22 “ Pois esta é a vontade de Deus, a vossa santificação” I Ts 4:3
“ Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” João 17:17
Evidências visíveis da Santificação.
A verdadeira santificação não é conversar assuntos religiosos. A verdadeira santificação não consiste em formalismo externo ou em devoção exterior. A santificação não consiste em nos retirarmos de nossas ocupações da vida, renunciando aos nossos deveres sociais.
O que é santificação?
A santificação genuína manifesta-se no respeito habitual à lei de Deus, bem como no esforço habitual por viver na obediência a ela como regra de vida.
A santificação genuína manifesta-se no esforço habitual de fazer a vontade de Cristo, vivendo de conformidade com os Seus preceitos práticos.
A santificação genuína manifesta-se através da atenção habitual às graças divinas ativas que nosso Senhor tão lindamente exemplificou, especialmente no caso da graça do amor. “Novo mandamento vos dou: que vos amei uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.” ( João 13:34,34)
A UNÇÃO NUNCA PODE FALTAR EM NOSSAS VIDAS
“…e jamais falte o óleo sobre a tua cabeça.”
Muitos nem se apercebem, mas a unção está acabando. Tem ainda óleo, mas é pouco. “E uma  mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos. E Eliseu lhe disse: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.   Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.  Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia.  Partiu, pois, dele, e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam as vasilhas, e ela as enchia.   E sucedeu que, cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Traze-me ainda uma vasilha. Porém ele lhe disse: Não há mais vasilha alguma. Então o azeite parou.  Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto. 2RS 4:1 – 7
Em outros a unção já acabou. Foi-se, “icabode”. Foi embora a glória de Deus.
Sansão perdeu o Espírito Santo, o poder, e a força. O rei  Saul perdeu o reinado por causa da desobediência. Israel perdeu muitas  guerras, porque o Espírito Santo, já não estava mais com eles. Quantas derrotas se sofrem porque o Espírito Santo não está conosco.
Precisamos orar como o salmista todos os dias:  “Porém tu exaltarás o meu poder, como o do boi selvagem. Serei ungido com óleo fresco.” SL 92:10
Há Propósito da unção na vida do crente (Quando deixamos de exercitar nossa missão de ungidos de Deus na terra, a unção pode acabar) “ Pelo que me ungiu para…” Somos ungidos, capacitados para um serviço, uma obra, uma missão. Isaías 61:1-3
  1. Pregar o evangelho. (Dirigir fixamente, fixar, cravar, fitar, anunciar boas novas, anunciar sobre forma de doutrina)
“Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação;  porque ai de mim se não pregar o evangelho. Se o faço de livre vontade, tenho galardão; mas, se constrangido, é, então a responsabilidade de despenseiro que me está confiada.” I Cor 9:16,17
“ Conjuro-te perante Deus e Cristo Jesus que há de julgar os vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina;…”II Tm 4:1-4
2. Curar corações partidos (Restabelecer a saúde, livrar de doença, sarar, debelar: doença, ferida, etc.) (Quebrantados: debilitado; abatido; extenuado; prejudicado; que sofreu revés) “…E o poder do Senhor estava com ele para curar”. Lc 5:17c “… E todos da multidão procuravam tocá-lo, porque dele saia poder, e curava a todos.” Lc 6:19
“… e se impuserem as mãos sobre os enfermos, eles ficarão curados.”Mc 16:18c
3. Proclamar livramento aos cativos. (anunciar em público e em voz alta. Publicar, promulgar, decretar. Afirmar)
4. Operar milagres. “Pôr” (Colocar, firmando ou apoiando, apoiar, firmar)
5. Libertar os oprimidos. At 26:15-18; At 10:38
6. Apregoar o ano aceitável do Senhor. ) Tempo de oportunidade, tempo de arrependimento, tempo dos gentios. II Cor 6:2
7. Consolar todos os que choram. ( aliviar, ou suavizar a aflição, dar lenitivo, mitigar, está ao lado para amparar).
8. E a pôr os que em Sião estão de luto (fala de uma ação nacional em um País)
ü   Mudança na cabeça. “Coroa em vez de cinzas”
ü   Mudança no coração, no humor. “Óleo de alegria em vez de pranto”
ü  Mudança de atitudes de orações. “Vestes de louvor em vez de espírito angustiado.” Não mais aquela oração mesquinha: “Ai Senhor me ajuda, ai Senhor em sou tão pobrezinho, ai Senhor os inimigos são tão grande, ai Senhor acho que não vou agüentar, Senhor me dá, me dá, estou precisando tanto.”
Como conservar a unção e não perdê-la:
A dependência de Deus. (Consagração)
  • Oração (Adoração/ Louvor/ intercessão/ Clamor/ choro/ lágrimas) Tudo isso gera intimidade e comunhão com Deus.
  • Jejum. Não pouco, para quebrar as cadeias espirituais que prendem as pessoas pelo inimigo.
    • Santidade a Deus. Vida no altar de Deus. Hb 12:14
    • Renúncias.
    • Leitura e prática da lei.
“E eis que venho sem demora,….Bem –aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do  Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas.” Ap 22:12a,14
“Eis que venho como vem o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para não andar nu, e não se veja a sua vergonha.” Ap 16:15
“E, por isso, neste tabernáculo, gememos, aspiramos por ser revestidos da nossa habitação celestial; se, todavia, formos encontrados vestidos e não nus.” II Cor 5:2,3
“Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e jamais falte o óleo sobre a tua cabeça.” Eclesiastes 9:8