sábado, 19 de fevereiro de 2011

Santidade e Unção

     

A paz do Senhor irmãos,

“ Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e jamais falte o óleo sobre a tua cabeça.” Eclesiastes  9:8

Vestes simbolizam  provisão básica para a salvação de Deus pela graça através da fé em Cristo, vestes de salvação… vestes  de justiça. Isaías 61:10; Rm 3:21
Justiça de Deus: Jesus: Nossa veste. Rm 10:4
Linho finíssimo simboliza: Atos de Justiça dos santos; Atos de piedade; obras santas, bondade, frutos do Espírito Santo,. Rm 13:14; Fomos criados para as boas obras. Ef 2:8
As vestes nos cobre a nudez; nossos pecados só podem ser cobertos pelas vestes providenciadas por Deus. Rm 4:7,8
“ Alegremo-nos, exultemos, e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou. Pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecentes e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos.” Ap 19:7,8
“ Um dos anciãos tomou a palavra, dizendo: Estes, que se vestes de vestiduras brancas, quem são e donde vieram? Respondi-lhe: Meu Senhor, tu o sabes. Ele, então, me disse: são estes os que vêm da grande tribulação, lavaram as suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro, razão porque se acham diante do trono do Cordeiro…” Ap 7:13,14
Não há condição de se entrar no reino de Deus com as próprias vestes, sujas. Somente com as  vestes brancas providenciadas por  Deus.
Jesus ilustrou essa realidade com uma parábola de um homem que queria entrar em um casamento sem as vestes nupciais apropriadas. Sendo descoberto, foi lançado fora. Mt 22:11
CONSERVANDO SEMPRE LIMPA AS NOSSAS VESTES BRANCAS
“Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes.”
“Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver.“1PE 1:15
Ser limpo em todo o tempo e em tudo. Conservar a santidade significa dizer muitas vezes não ao pecado e as tentações. Significa renunciar algo que talvez seja bom pra carne, mas não para o espírito.
“Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.   Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.  Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.   Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.   Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.” RM 8:5 – 9
“ Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” Hb 12:14
Deus em Cristo Jesus já realizou a obra de santificação em nossas vidas, agora falta fazermos a nossa parte.
“ Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição; Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra;   Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus.   Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o SENHOR é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos.  Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.” 1TS 4:3 – 7
Sondar, avaliar o coração diariamente deve ser algo natural e diário, como o era dos homens de Deus.
“Examina-me, SENHOR, e prova-me; esquadrinha os meus rins e o meu coração.” SL 26:2 “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.  E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.” SL 139:23,24 “ Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos. Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim. Então serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão.” SL 19:12,13
“Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.” 2CO 13:5
No antigo testamento, para que o Sacerdote pudesse entrar na presença de Deus, tinha que primeiro se purificar e vestir-se de linho finíssimo para ministrar na presença de Deus. Levítico 6: 8-13
Suas vestes tinham que estar ungidas com óleo e com sangue. Símbolo da santidade e unção.
“Tomou Moisés também do azeite da unção, e do sangue que estava sobre o altar, e o espargiu sobre Arão e sobre as suas vestes, e sobre os seus filhos, e sobre as vestes de seus filhos.” LV 8:30
O Sumo Sacerdote Josué quando ministrava ao Senhor com vestes inapropriadas; Satanás estava a sua direita para lhe acusar e mostrar seu pecado. Zacarias 3:3,4
Quando estamos em pecado Satanás está sempre pronto para nos acusar.
A nossa consciência também nos acusará. Rm 2:15
O doce Espírito Santo nos convence, para que nos purifiquemos diante de Deus. João 16:8-13 “… Ainda que os vossos pecados são como a escarlate, eles se tornarão brancos como a neve….” Isaías 1:18
“… Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros. E o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todos os pecados.”  I João 1:7
A NATUREZA DA SANTIFICAÇÃO
Ser santo é ser separado para Deus, ser consagrado; ser separado do uso comum para o uso e propósito sagrado. Lv 20:26
O que envolve a santificação: 1. Pureza de pensamentos e obras;  2. Busca de valores eternos, divinos; 3. Ir contra os valores do mundo.
È exigência de Deus, uma ordem, um imperativo, portanto: “ Sem santidade ninguém verá o Senhor” Hb 12:14; “ Sede santos em todo o vosso procedimento.” I Pd 1:15;
“ Antes, santificai a Cristo como Senhor em vossos corações… I Pd 3:15 “ Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a Justiça, a fé, o amor, e a paz com os que de coração puro, invocam o Senhor.” II Tm 2:22 “ Pois esta é a vontade de Deus, a vossa santificação” I Ts 4:3
“ Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” João 17:17
Evidências visíveis da Santificação.
A verdadeira santificação não é conversar assuntos religiosos. A verdadeira santificação não consiste em formalismo externo ou em devoção exterior. A santificação não consiste em nos retirarmos de nossas ocupações da vida, renunciando aos nossos deveres sociais.
O que é santificação?
A santificação genuína manifesta-se no respeito habitual à lei de Deus, bem como no esforço habitual por viver na obediência a ela como regra de vida.
A santificação genuína manifesta-se no esforço habitual de fazer a vontade de Cristo, vivendo de conformidade com os Seus preceitos práticos.
A santificação genuína manifesta-se através da atenção habitual às graças divinas ativas que nosso Senhor tão lindamente exemplificou, especialmente no caso da graça do amor. “Novo mandamento vos dou: que vos amei uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.” ( João 13:34,34)
A UNÇÃO NUNCA PODE FALTAR EM NOSSAS VIDAS
“…e jamais falte o óleo sobre a tua cabeça.”
Muitos nem se apercebem, mas a unção está acabando. Tem ainda óleo, mas é pouco. “E uma  mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos. E Eliseu lhe disse: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.   Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.  Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia.  Partiu, pois, dele, e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam as vasilhas, e ela as enchia.   E sucedeu que, cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Traze-me ainda uma vasilha. Porém ele lhe disse: Não há mais vasilha alguma. Então o azeite parou.  Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto. 2RS 4:1 – 7
Em outros a unção já acabou. Foi-se, “icabode”. Foi embora a glória de Deus.
Sansão perdeu o Espírito Santo, o poder, e a força. O rei  Saul perdeu o reinado por causa da desobediência. Israel perdeu muitas  guerras, porque o Espírito Santo, já não estava mais com eles. Quantas derrotas se sofrem porque o Espírito Santo não está conosco.
Precisamos orar como o salmista todos os dias:  “Porém tu exaltarás o meu poder, como o do boi selvagem. Serei ungido com óleo fresco.” SL 92:10
Há Propósito da unção na vida do crente (Quando deixamos de exercitar nossa missão de ungidos de Deus na terra, a unção pode acabar) “ Pelo que me ungiu para…” Somos ungidos, capacitados para um serviço, uma obra, uma missão. Isaías 61:1-3
  1. Pregar o evangelho. (Dirigir fixamente, fixar, cravar, fitar, anunciar boas novas, anunciar sobre forma de doutrina)
“Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação;  porque ai de mim se não pregar o evangelho. Se o faço de livre vontade, tenho galardão; mas, se constrangido, é, então a responsabilidade de despenseiro que me está confiada.” I Cor 9:16,17
“ Conjuro-te perante Deus e Cristo Jesus que há de julgar os vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina;…”II Tm 4:1-4
2. Curar corações partidos (Restabelecer a saúde, livrar de doença, sarar, debelar: doença, ferida, etc.) (Quebrantados: debilitado; abatido; extenuado; prejudicado; que sofreu revés) “…E o poder do Senhor estava com ele para curar”. Lc 5:17c “… E todos da multidão procuravam tocá-lo, porque dele saia poder, e curava a todos.” Lc 6:19
“… e se impuserem as mãos sobre os enfermos, eles ficarão curados.”Mc 16:18c
3. Proclamar livramento aos cativos. (anunciar em público e em voz alta. Publicar, promulgar, decretar. Afirmar)
4. Operar milagres. “Pôr” (Colocar, firmando ou apoiando, apoiar, firmar)
5. Libertar os oprimidos. At 26:15-18; At 10:38
6. Apregoar o ano aceitável do Senhor. ) Tempo de oportunidade, tempo de arrependimento, tempo dos gentios. II Cor 6:2
7. Consolar todos os que choram. ( aliviar, ou suavizar a aflição, dar lenitivo, mitigar, está ao lado para amparar).
8. E a pôr os que em Sião estão de luto (fala de uma ação nacional em um País)
ü   Mudança na cabeça. “Coroa em vez de cinzas”
ü   Mudança no coração, no humor. “Óleo de alegria em vez de pranto”
ü  Mudança de atitudes de orações. “Vestes de louvor em vez de espírito angustiado.” Não mais aquela oração mesquinha: “Ai Senhor me ajuda, ai Senhor em sou tão pobrezinho, ai Senhor os inimigos são tão grande, ai Senhor acho que não vou agüentar, Senhor me dá, me dá, estou precisando tanto.”
Como conservar a unção e não perdê-la:
A dependência de Deus. (Consagração)
  • Oração (Adoração/ Louvor/ intercessão/ Clamor/ choro/ lágrimas) Tudo isso gera intimidade e comunhão com Deus.
  • Jejum. Não pouco, para quebrar as cadeias espirituais que prendem as pessoas pelo inimigo.
    • Santidade a Deus. Vida no altar de Deus. Hb 12:14
    • Renúncias.
    • Leitura e prática da lei.
“E eis que venho sem demora,….Bem –aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do  Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas.” Ap 22:12a,14
“Eis que venho como vem o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para não andar nu, e não se veja a sua vergonha.” Ap 16:15
“E, por isso, neste tabernáculo, gememos, aspiramos por ser revestidos da nossa habitação celestial; se, todavia, formos encontrados vestidos e não nus.” II Cor 5:2,3
“Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e jamais falte o óleo sobre a tua cabeça.” Eclesiastes 9:8

Nenhum comentário:

Postar um comentário